IncluirT21
Era início do ano letivo, aquele frio na barriga de quem começa uma nova jornada.
Quem serão os meus alunos? Muita expectativa, alegria, sentimentos que se misturam.
E ela chegou.
Pequena, frágil, linda. Como uma menininha tão novinha, um ser inocente, podia despertar em mim tanto receio?
A coordenadora confimou o que o meu olhar já havia notado: “Essa é Helena, ela tem 3 anos. Tem Síndrome de Down, viu? Vai ser sua.”
Eu nunca havia trabalhado com uma criança “especial” antes… Uma mistura de medo e incerteza, uma sensação de fraqueza tomou conta de mim.
Como eu vou ensiná-la? Não fala? Precisa de quê? E as atividades? E as outras crianças?
Minha cabeça ficou girando naqueles pensamentos por dias. E eu me esforcei ao máximo para acolher Helena sem demonstrar o quanto eu estava – aqui posso dizer – apavorada.
Mas, não era com ela. Era com o medo de falhar, o medo de não conseguir fazer nada pelo seu desenvolvimento, de não conseguir ajudá-la a aprender.
Ao mesmo tempo em que me afeiçoava cada vez mais à minha Helena, e ela a mim e ao grupo, me sentia impotente como professora.
Sabia que, até certo ponto, estava dando conta da socialização. Mas, e os avanços? E os momentos em que não entendia o que ela queria, em que tentava fazê-la compreender uma tarefa e ela não correspondia?
Eu me sentia péssima, e foi assim por vários meses.
Até que encontrei alguém que começou a me mostrar o caminho.
Ter uma pessoa para me orientar, uma profissional mais experiente para me conduzir, foi fundamental.
Alguém que falava com conhecimento de causa, com a segurança e credibilidade de quem vivia aquilo o que falava, e isso me passava tranquilidade e confiança nos seus ensinamentos.
Aos poucos, vi que a Síndrome de Down (ou Trissomia do 21) tinha suas especificidades, sim. Mas, fui entendendo como Helena aprendia, como se comunicava e, mais: fui aplicando as orientações na rotina da sala de aula, aprendendo a mediar, a utilizar os recursos certos da forma certa e… Aconteceu!
Helena começou a participar mais ativamente; a linguagem começou a evoluir, surgiram as primeiras palavrinhas compreensíveis; foi, aos poucos, demonstrando sua compreensão.
E eu? Ah, eu vibrava! Me sentia “A PROFESSORA”! Agora sim, eu estava fazendo o meu papel, me sentia cada vez mais confiante, capaz, estava realmente emocionada com cada avanço da minha pequena aluna e feliz por fazer a diferença na vida dela.
E adivinha quem me ajudou a descobrir a professora que eu podia ser para a minha aluna com Síndrome de Down?
Muito prazer! Eu sou Pró Bia (como meus alunos me chamam e como eu me reconheço).
Sou Pedagoga e especialista em Desvios do Desenvolvimento Humano. Mais do que isso, sou uma professora do chão da sala; sou uma educadora como você.
Trabalho há 26 anos na Educação Especial com crianças e adolescentes com Síndrome de Down, Deficiência Intelectual e transtornos do espectro do autismo – TEA, entre outras condições.
Nos últimos 12 anos, atuo como professora do AEE – Atendimento Educacional Especializado, e também como palestrante e capacitadora de professores para a prática pedagógica inclusiva.
Descobri que o meu propósito é compartilhar conhecimento, seja na sala do AEE, seja junto aos meus colegas educadores.
Aquilo que eu ensino nas minhas capacitações, palestras e cursos, é fruto de estudos e da prática, do que vivi e vivo cotidianamente, apoiando as aprendizagens dos meus alunos, orientando professores, acolhendo famílias.
Logo, eu já passei pelas dificuldades que você, professor (a), enfrenta hoje, no desafio diário de incluir e educar seus alunos com deficiência.
Conhecer a T21, suas características e seu impacto no desenvolvimento infantil, de maneira geral
Compreender o que observar no desenvolvimento da sua criança, e como estimular as áreas mais comprometidas
Entender como se processa a aprendizagem, que entraves são mais comuns e como lidar com eles
Desvendar o processo de desenvolvimento da sua criança com T21, a partir dos marcos: os 4D
Ter fundamentos para lidar com as questões comportamentais comumente associadas à T21
Descobrir quais recursos e estratégias pedagógicas priorizar junto ao aluno com T21, para favorecer a sua participação e aprendizagem
Entender as bases do processo de alfabetização da nossa criança com T21, a fim de favorecer a conquista da leitura e escrita
Aprender a diferenciar o que é da Síndrome e o que pode ser fruto de uma comorbidade com outro transtorno do neurodesenvolvimento, o TEA!
AULAS POCKET, com
apresentação de materiais manipuláveis/jogos pedagógicos para estimulação cognitiva de
nossas crianças com T21.
Eu, Pró Bia, vou abrir a minha CAIXA PEDAGÓGICA para você se
inspirar e construir a sua!
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e realizar um bom encontro de devolutiva à Família.
Material em PDF indispensável para o professor que quer dominar a prática da elaboração de um relatório, possui uma abordagem ampla com os PRINCIPAIS TERMOS E EXPRESSÕES mais adequados ao RELATÓRIO PEDAGÓGICO para alunos público alvo da educação especial (PAEE).
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Relatório Pedagógico de Aluno com T21 – Aula + PDF (R$99,00)
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FAQ
O Curso IncluirT21 é a minha forma de trazer para você, educadora infantil, um compilado da minha experiência com nossas crianças pequenas e bem pequenas com T21/Síndrome de Down. Traduz de forma clara, objetiva, simples e sensível, anos de estudos e de vivência com nossas crianças, seja no espaço do Atendimento Educacional Especializado – AEE, seja como orientadora de práticas pedagógicas inclusivas em escolas comuns, no segmento da educação infantil e do ensino fundamental.
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